O QUE SÃO LENTES DE CONTATO DENTAIS?
- Carlos Katayama
- 8 de out. de 2016
- 2 min de leitura

A importância de assegurar a saúde e a funcionalidade dos dentes não se discute, mas não há dúvida de que se tornou essencial ir além disso. O conceito de “sucesso” em um tratamento odontológico se ampliou: a estética é agora um terceiro elemento obrigatório.
Um tratamento bem-sucedido tem que resolver simultaneamente as três dimensões: saúde, funcionalidade e estética. As lentes de contato dentais ou laminados cerâmicos estão em destaque entre as novidades no mercado da Odontologia Estética.
O que são as lentes de contato dentais ou laminados cerâmicos?
Trata-se de uma técnica de confecção de finas lâminas de porcelana, extremamente duras e resistentes, aplicadas sobre as superfícies dentárias. É uma opção conservadora e promissora na recuperação de sorrisos.
Em que situações são indicadas?
As lentes são indicadas principalmente para os dentes anteriores, corrigindo pequenos defeitos, melhorando a cor, a forma e o espaçamento entre os dentes.
Como são feitas?
Um preparo e um molde são obtidos dos dentes originais que estão com a forma inadequada, feios, escurecidos, desalinhados ou danificados. No laboratório, são confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confecção, pois são lâminas com aproximadamente 0,2mm de espessura, comparável a das lentes de contato oculares.
São resistentes?Sim, os processos e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram o tratamento bastante confiável.
A cor se mantém?
Como as cerâmicas têm boa estabilidade de cor, os laminados confeccionados com esse material não sofrem alteração. Diferentemente dos clareamentos convencionais, as Lentes de Contato Dentais não escurecem com o passar do tempo e podem durar de 10 a 15 anos sem nenhuma alteração.
Necessitam de controle e manutenção periódicos?
Não exigem alteração nos hábitos alimentares e de higienização. O paciente deverá escovar e fazer uso do fio dental normalmente, comparecendo às consultas odontológicas regularmente de 6 em 6 meses. As únicas restrições são para hábitos atípicos como roer unhas, abrir embalagens plásticas, cortar linha, que são práticas incorretas que podem quebrar até dentes naturais.
Existe algum teste para saber se o resultado das lentes vai realmente ser o esperado?
Sim. Existe um procedimento chamado Mock-Up, que também chamamos de ´test-drive´, onde o dentista, juntamente com o técnico em prótese, elaboram uma maquete do seu sorriso novo. Essa maquete é reproduzida na boca do paciente com lentes provisórias em resina, similares as que serão fabricadas em porcelana posteriormente.
Comments